Implementação do FSR (FidelityFX Super Resolution) no WINE.
FSR (FidelityFX Super Resolution), é uma solução para upscale open-source da AMD, tem o objetivo de gerar quadros de alta resolução a partir de quadros de baixa resolução, mantendo qualidade e performance. Esta disponível para DirectX11 e 12 e Vulkan.
Uma das vantagens do FSR é funcionar em varias linhas de GPUs, não apenas nas mais recentes e não é limitada as GPUs AMD. O funcionamento do FSR tem dois componentes principais, o EASU (Edge-Adaptive Spatial Upsampling) e o RCAS (Robust Contrast-Adaptive Sharpening).
O EASU é responsável pelo upscale, gera um frame com uma resolução maior que o original, enquanto o RCAS é uma implementação mais aprimorado do FidelityFX CAS, já disponível no Linux pelo Vkbasalt e outros jogos com implementações nativas como o 0 A.D. O o RCAS é responsável por melhorar a nitidez do frame gerado pelo EASU, extraindo mais detalhes e aumentando a qualidade final. Com esses dois componentes é possível ter uma imagem final de alta qualidade mantendo uma boa performance.
Para saber mais sobre o FSR ou outros algoritmos como o CAS acesse:
https://gpuopen.com/fidelityfx-superresolution
O FSR foi implementado pela Valve no WINE-experimental-6.3 com fshak, e posteriormente disponibilizado no wine-lutris-fshack-6.13-3 e no Proton-6.13-GE-1, funciona na maioria dos jogos.
Para habilitar é necessário alguma versão do Proton ou WINE que implemente o FSR (como as citadas acima), também é necessário que o jogo rode em Vulkan (DXVK ou VKD3D). Para habilitar defina a variável:
WINE_FULLSCREEN_FSR=1
Para controlar o fator de nitidez (RCAS) é usada a variável WINE_FULLSCREEN_FSR_STRENGTH
, que pode ser definido com um valor de '0' a '5', sendo '0' a nitidez máxima e 5 a mínima, o padrão é '2'.
Também é necessário seguir a tabela abaixo, com a relação de resolução de entrada (resolução nativa) e a resolução de saída (depois do upscale):
fonte: https://gpuopen.com/fidelityfx-superresolutionAgora irei demonstrar na pratica um comparativo de qualidade entre o FSR ligado e desligado:
- Jogo: Rocket League
- WINE: wine-lutris-fshack-6.13-3
- Monitor: 1920x1080
- Modo de qualidade do FSR: Ultra Quality
- Resolução do jogo: 1477x831
- Resolução de saída (FSR): 1920x1080
- Todas as configurações gráficas no máximo
FSR ON:
FSR OFF:
É apenas um teste superficial para demonstrar o FSR em ação, além de ter uma qualidade maior mantém um bom desempenho.
Links:
https://gpuopen.com/fidelityfx-superresolution
https://minemam-br.blogspot.com/2021/06/usando-wine-com-o-maximo-de-desempenho.html
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