WINE - Uso basico

O Wine é uma camada de tradução (um lançador de programas) capaz de correr aplicações Windows em Linux e em utros sistemas operacionais compatíveis com POSIX. Neste artigo mostrarei o uso básico do WINE para quem pretendo jogar, tratarei de assuntos como: DXVK, versões custom do wine e variáveis de ambiente que auxiliam no seu uso.

O wine "puro" traduz as instruções da Biblioteca DirectX para OpenGL, nessa tradução há perda de desempenho. Se o jogo esta em DirectX, terá perda de desempenho ao traduzir para OpenGL (veremos como melhorar isso), mas se o jogo que você pretende jogar seja em OpenGL, o desempenho será melhor.

https://www.winehq.org/

Agora veremos alguns conceitos importantes:

WINEPREFIX

O WINEPREFIX é uma variável usada pelo WINE para definir a sua unidade "C:" virtual, por padrão é: ~/.wine

Para alterar a localização basta definir a variável com o diretório de sua escolha:



O "winecfg" no comando acima ira gerar esse novo WINEPREFIX. Recomendo que use um WINEPREFIX para cada jogo.

DXVK

De acordo com sua pagina no GitHub, o DXVK é implementação baseada em Vulkan de D3D9, D3D10 e D3D11 para Linux/Wine. Como tinha dito lá em cima, o wine "puro" traduz as instruções da Biblioteca DirectX para OpenGL, já com o  DXVK as instruções da Biblioteca DirectX são traduzidas para Vulkan, que é uma api de baixo nivel, assim melhorando muito o desempenho. Lembrando que a sua placa de vídeo precisa ter suporte a Vulkan.

https://github.com/doitsujin/dxvk

Primeiro devemos baixar o DXVK:



Para instalar:



Para desinstalar:



Nesse caso usamos um WINEPREFIX diferente do padrão "/home/user/meu_wine", caso o WINEPREFIX usado não exista gere ele com o winecfg, como mostramos lá em cima.

Versões custom do WINE:

As principais versões custom do wine é o wine-ge, e o wine usado pelo lutris, essas versões alternativas irão influenciar principalmente na compatibilidade dos jogos, se o jogo X não funcionar com o wine padrão tente com essas versões.

wine-ge:
https://github.com/GloriousEggroll/wine-ge-custom
wine-lutris:
https://github.com/lutris/wine

Vamos usar o wine-lutris como exemplo:



Para usar devemos usar o caminho completo para o executável do wine. Ex:



Variáveis de ambiente:

Com as variáveis de ambiente podemos alterar a forma como o wine funciona, mostrarei as principais("0" desabilita e "1" habilita):



Para usar as variáveis de ambiente:
 

 
Conclusão

É possível melhorar muito o desempenho do WINE. Esse assunto é extenso, tentei abordar o principal que um iniciante precise saber para usar o WINE (Acessem os links para mais informações)

 

Links:

https://www.winehq.org

https://mesa3d.org

https://github.com/ValveSoftware/Proton

https://github.com/Winetricks/winetricks

https://github.com/Matoking/protontricks

https://minemam-br.blogspot.com/2021/06/usando-wine-com-o-maximo-de-desempenho.html

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Habilitar a aceleração por hardware AMD AMF no OBS - Linux.

Metal Skin Panic Madox-01 (1987) FHD (1440x1080) Legendado Português