WINE - Uso basico
O Wine é uma camada de tradução (um lançador de programas) capaz de correr aplicações Windows em Linux e em utros sistemas operacionais compatíveis com POSIX. Neste artigo mostrarei o uso básico do WINE para quem pretendo jogar, tratarei de assuntos como: DXVK, versões custom do wine e variáveis de ambiente que auxiliam no seu uso.
O wine "puro" traduz as instruções da Biblioteca DirectX para OpenGL, nessa tradução há perda de desempenho. Se o jogo esta em DirectX, terá perda de desempenho ao traduzir para OpenGL (veremos como melhorar isso), mas se o jogo que você pretende jogar seja em OpenGL, o desempenho será melhor.
https://www.winehq.org/
Agora veremos alguns conceitos importantes:
WINEPREFIX
O WINEPREFIX é uma variável usada pelo WINE para definir a sua unidade "C:" virtual, por padrão é: ~/.wine
Para alterar a localização basta definir a variável com o diretório de sua escolha:
O "winecfg" no comando acima ira gerar esse novo WINEPREFIX. Recomendo que use um WINEPREFIX para cada jogo.
DXVK
De acordo com sua pagina no GitHub, o DXVK é implementação baseada em Vulkan de D3D9, D3D10 e D3D11 para Linux/Wine. Como tinha dito lá em cima, o wine "puro" traduz as instruções da Biblioteca DirectX para OpenGL, já com o DXVK as instruções da Biblioteca DirectX são traduzidas para Vulkan, que é uma api de baixo nivel, assim melhorando muito o desempenho. Lembrando que a sua placa de vídeo precisa ter suporte a Vulkan.
https://github.com/doitsujin/dxvk
Primeiro devemos baixar o DXVK:
Para instalar:
Para desinstalar:
Nesse caso usamos um WINEPREFIX diferente do padrão "/home/user/meu_wine", caso o WINEPREFIX usado não exista gere ele com o winecfg, como mostramos lá em cima.
Versões custom do WINE:
As principais versões custom do wine é o wine-ge, e o wine usado pelo lutris, essas versões alternativas irão influenciar principalmente na compatibilidade dos jogos, se o jogo X não funcionar com o wine padrão tente com essas versões.
wine-ge:
https://github.com/GloriousEggroll/wine-ge-custom
wine-lutris:
https://github.com/lutris/wine
Vamos usar o wine-lutris como exemplo:
Para usar devemos usar o caminho completo para o executável do wine. Ex:
Variáveis de ambiente:
Com as variáveis de ambiente podemos alterar a forma como o wine funciona, mostrarei as principais("0" desabilita e "1" habilita):
https://github.com/doitsujin/dxvk#hud
Mais variáveis para GALLIUM_HUD:
https://manerosss.wordpress.com/2017/07/13/howto-gallium-hud/
https://docs.mesa3d.org/envvars.html#gallium-environment-variables
Mais variáveis para MESA:
https://docs.mesa3d.org/envvars.html#radv-driver-environment-variables
É possível melhorar muito o desempenho do WINE. Esse assunto é extenso, tentei abordar o principal que um iniciante precise saber para usar o WINE (Acessem os links para mais informações)
Links:
https://github.com/ValveSoftware/Proton
https://github.com/Winetricks/winetricks
https://github.com/Matoking/protontricks
https://minemam-br.blogspot.com/2021/06/usando-wine-com-o-maximo-de-desempenho.html
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